Pré-Operatório

A decisão de se realizar uma cirurgia se baseia em riscos e benefícios. O que oferece mais riscos ao paciente: Operar ou não operar? Os benefícios da cirurgia compensam seus riscos? Respondendo estas perguntas e decidindo pela cirurgia, alguns cuidados devem ser tomados para que tudo ocorra bem.

JEJUM

É importante que o estômago esteja vazio durante a cirurgia. Por isso, são necessárias, oito (8) horas de jejum total (inclusive de água) para que a anestesia seja segura.

USO DE MEDICAÇÕES

A equipe médica deve ser informada de todos os medicamentos em uso pelo paciente, para que cuidados sejam tomados. O paciente deve evitar qualquer medicamento que contenha AAS (Aspirina, Sonrisal, etc...), pois esta substância aumenta o risco de sangramentos. Se o paciente já faz uso diário de AAS, deve parar, pelo menos 14 dias antes da cirurgia.

ALERGIAS

A equipe médica deve ser informada de qualquer alergia que o paciente possua. Quais medicações e alimentos devem ser evitados e se existe alergia ao esparadrapo ou ao iodo.

HIGIENE

No dia da cirurgia, é importante um bom asseio corporal. No caso de cirurgias na garganta ou nariz, faça uma boa escovação dos dentes e uma limpeza nasal com soro fisiológico. Uma visita ao odontólogo para o tratamento de possíveis cáries é altamente recomendável, pois diminui o risco de infecções.

TRANQÜILIDADE

Um pouco de ansiedade antes da cirurgia é natural. Porém, é importante que o paciente esteja seguro e confiante de que tudo vai dar certo. Pesquisas mostram que pacientes tranqüilos antes da cirurgia são os que se recuperam melhor no pós-operatório, além de terem menos complicações. Por isso, tire todas as suas dúvidas, antes da cirurgia e escolha um médico de sua confiança.

Dr. Sandro Barros Coelho - CRM 7284