Cuide da sua voz

Cuide da sua voz

A rouquidão é a mais freqüente alteração da voz. Pode ser provocada por esforço vocal, infecção respiratória, alterações da mobilidade das pregas vocais e também por tumores benignos e malignos. A causa mais comum da rouquidão é o mau uso da voz, seja por excesso e/ou por falar (ou cantar) de maneira inadequada. 

Para ter uma voz saudável, beba água (seis a oito copos diários). A hidratação melhora a produção de muco, contribuindo para a sua lubrificação e um melhor desempenho da voz.

Não se deve falar muito alto e/ou falar por muito tempo, sem um treinamento para isto. Evite pigarrear também! Se estiver “resfriado” ou com infecção respiratória, poupe sua voz. Este cuidado é ainda mais importante nos profissionais da voz, sobretudo se notarem alguma rouquidão.

Não fume! O fumo agride as pregas vocais, causando alterações persistentes na qualidade da voz. A soma do fumo com o álcool multiplica o risco para o câncer da laringe. Bebidas alcoólicas, em excesso, também agridem as pregas vocais.

Rouquidão que dure mais de 15 dias exige uma consulta com o otorrinolaringologista. O diagnóstico precoce do câncer de laringe salva vidas e preserva a qualidade da voz (e de vida) das pessoas acometidas. A voz é a mais importante forma de comunicação, com grande impacto nas relações sociais e na vida profissional. CUIDE DE SUA VOZ!

Compartilhar?